Com que cor devo pintar minha casa?

doege

Muito mais do que se pode imaginar, as cores influenciam consideravelmente nos planos subliminar e inconsciente e, aplicadas na decoração de ambientes, constituem-se como poderosos estímulos, capazes de promover as mais diversas sensações. Definidas corretamente, elas podem representar um componente dos mais importantes para a construção de ambientes bonitos, eficientes, saudáveis e confortáveis.

Os Azuis: as tonalidades azuis simbolicamente associadas à imensidão do céu, às águas e à espiritualidade provocam sensações refrescantes. São tons que permitem o relaxamento, o alívio de tensões e a calma, mas as nuances devem ser cuidadosamente estudadas e dosadas, pois os excessos podem causar introversão e denotar tentativa de supercontrole dos sentimentos e da excitação.

Os Amarelos: as tonalidades amarelas simbolicamente associadas à luz, ao sol, à consciência e a alegria de viver transmitem a sensação de ambientes secos, o que pode ajudar a resolver problemas com a umidade nos ambientes. Também estão ligadas à idéia de nobreza; no oriente é a cor mais importante depois do vermelho, pela associação com a cor do ouro. Entretanto, o excesso de amarelo pode ter efeito catastrófico, pois pode denotar tendências excessivamente extrovertidas, que podem remeter a algo brega, de mau gosto. Aplicado apropriadamente pode indicar aspirações e ambições bem desenvolvidas.

Os Laranjas: as tonalidades laranjas pertencem a um grupo intermediário entre os amarelos e os vermelhos. Estão ligados à idéias de vitalidade, alegria e energia.

Os Vermelhos: o aspecto simbólico do vermelho está relacionado à força da vida, ao coração, ao erotismo, à nobreza, mas também, se usado em excesso, à instabilidade emocional e à agressividade.

Os Verdes: as tonalidades de verde estão ligadas ao sentido de esperança, de vida e de sorte. O verde, por outro lado, é uma das cores mais perigosas de se trabalhar, uma vez que seu uso excessivo pode detonar tentativa de supercontrole das emoções e provocar sensações de repugnância e aversão.

Os Neutros: as tonalidades neutras, assim consideradas as cores pastéis, são muito usadas por quem não que errar, pois podem ir bem a qualquer ambiente, mas podem transmitir ima idéia de insegurança, de alguém que não quis ousar.

Related Posts

8 Comments. Leave new

Luiz Cláudio de Almeida
24 de junho de 2010 23:17

Procuro por modelos de pastilhas para acabamento externo, as cores que poderão dar certo na construção.

Que possa constrastar com a cor da parede(tom mais escuro) – Janelas de madeira (brancas).
Obrigado.

Responder

Pretendo pintar minha casa toda de azul. É conveniente?

Responder
vera lucia soares
7 de janeiro de 2011 17:39

NÃO SEI QUE COR PINTAR MINHA CASA. ELA TEM UM QUARTO DE MENINA, UM DE CASAL SALA PEQUENA ,COZINHA PEQUENA E AREA DE SERVIÇO. PODEM ME AJUDAR POR FAVOR?
OBRIGADO!

Responder

Queria uma dica de qual cor devo pintar minha cozinha americana. E o quarto do casal de filhos que dormem em um só quarto.

Responder

E o meu quarto, sou casada, e não sei a cor que devo pinta-lo. Obrigado

Responder

Olá, irei me mudar para um pequeno apartamento, de 2 pequenos quartos, uma sala ampla, porém não muito grande, que vem de um pequeno corredor que da entrada a casa, por este corredor ao primeiro comodo é a pequena cozinha, que nela, está tudo, muito pequena, estreita, incluindo uma pequena área de serviço, minúscula, só para pendurar as roupas. Esqueci de mencionar o pequeno banheiro, com teto em madeira, somente o banheiro.
Gostaria muito de mudar tudo, fiquei morando de aluguel por 11 anos, foi um milagre, então, nada melhor, do que comemorar com as cores!, viva!!, tenho 34 anos, sem filhos, solteira, e quero ver minha casa colorida, ousada, mas claro, sem sustos!, tudo devidamente planejado, para não fazer do meu sonho um pesadelo.
Minha sala é o maior comodo da casa, como disse, ela vem do corredor e faz um L, e entra para a sala, pensei em um tom laranja, gostaria de combinar 2 cores, meus móveis da sala são claros, sofá, com delicada estampa floral, puxando para o pêssego, amarelo, o sofá é clarinho, o mesmo as poltronas, mesma estampa, a persiana, também clarinha, puxa para o mesmo tom do sofá, a estante é mármore, traverntino claro, e a mesa de centro e cantoneira também claras. Como quero usar 2 cores, não sei como vou fazer isso, amarelo?, não sei me ajude?, bem os quartos, só tive em minha vida quartos, branco gelo, chega, quero inovar, amo quando vejo esses programas que aparecem, os pintores usando 2 cores, umas mais claras outras mais fortes lindo!, gosto de tons, azuis, lilás, verdes, vermelhos, amarelos, bem agora deixo com vc meu amado ou amada, vc é o profissional, deixei minhas preferências de cores, mas fique a vontade, para dar a sua opinião, sou leiga, e estou aberta, a ótimas dicas, quero sair de um local triste, para um lugar, que eu entre e me traga muita felicidade e bem estar ao entrar, trazer visitas, me sentir bem, acordar e olhar tudo novo e com muita alegria!, é isso que espero nesta nova etapa de minha vida, chega de tristeza, e que venha a alegria!, abraços, aguardo, obrigada.
Att: Lena.
OBS, OS MÓVEIS DO MEU QUARTO SÃO MOGNO ESPELHADO. O OUTRO QUARTO AINDA NÃO TEM MOBÍLIA, SÓ MÓVEIS QUE NÃO USO POR ENQUANTO.

Responder
Lana Guimarães
18 de outubro de 2012 13:40

Minha casa foi pintada pela ultima vez a 5 anos, mas a cor desbotou ( tons de laranja). Gostaria de saber qual cor usar para que tenha mais durabilidade e que seja moderna, atual. Seu telhado tem cor terra e também janelas e esquadrias de madeira (ipê). Agradeço desde ja.

Responder

Gostaria de uma dica que cor pintar minha casa ela é de madeira está na cor verde claro com janelas brancas e uma pequena parte de material (parte externa) delas.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>