Como instalar fechadura de embutir em porta de madeira

doege

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Fechadura
Chaves de fenda
Trena ou metro
Furadeira
Grosa ou formão
Martelo
Esquadro
Lápis

Instruções

  1. Marque a posição de colocação da fechadura na porta, com uma linha horizontal na altura em que será colocada a fechadura (1,10 m).
  2. Transfira essa linha para a lateral da porta e marque uma outra linha vertical para dividir a espessura da porta ao meio.
  3. Faça alguns furos com a broca de diâmetro 10 mm ao longo do local onde será embutida a fechadura.
  4. Com um formão faça o entalhe para embutir a fechadura.
  5. Coloque a fechadura na porta, risque os contornos da testa da fechadura e retire-a com um formão. Faça o entalhe para embutir a testa, deixando uma caixa com 2 mm de profundidade.
  6. Para fazer o furo da maçaneta, use uma broca chata com diâmetro de 1/2″. Para o furo do castelo monobloco ou castelo quádruplo, use uma broca com diâmetro de 3 mm. Faça vários furos na linha do contorno do mesmo. Use formão para vazá-los e dê acabamento com uma grosa.
  7. Acione a lingüeta da fechadura, encoste a porta no batente, marque as linhas do trinco e da lingüeta e transfira-as para dentro do batente. Trace uma linha vertical dividindo o batente ao meio.
  8. Centralize a contra-testa e marque o contorno interno dos furos.
  9. Com um formão, faça os entalhes dos mesmos nos batentes. Pronto, agora é só fixar a fechadura e aparafusar o espelho e a contra-testa.

DICAS

  • Em caso de substituição, a medida da fechadura a ser trocada é muito importante para poder se aproveitar os furos já feitos na porta.
  • É recomendável adquirir uma fechadura com o espelho mais largo, para cobrir os furos antigos.
  • Na hora da compra , haverá três opções de medida: 40, 45 e 55 mm. Essas medidas correspondem à distância entre o eixo do castelo e a face da testa da fechadura.
  • Fechaduras de 40 mm devem ter maçanetas tipo alavanca, pois a do tipo rosácea ou bola ficariam muito próximas ao batente da porta, dificultando o acionamento.
  • Para reversão do trinco, use apenas uma chave de fenda inserida no canal lateral do trinco reversível. Puxe o trinco para fora, gire-o e encaixe-o novamente.
  • O cilindro de uma fechadura não deve, em hipótese alguma, ser lubrificado com óleo. Quando necessário use pó de grafite.

2 Comments. Leave new

aparecido carlos da silva
27 de abril de 2011 16:13

instalaçaõ de componentes eletronico e o maximo

Responder

Boa tarde. instalei dois porteiro eletronico HDL, o mesmo funciona perfeitamente.
Em seguida instalei interfone para seis ap, só que quando aciono o botão do interfone o fecho não abre. O mesmo faz barulho mais nao tem força de abrir. O que está errado nisso, ate escuto e falo normal do interfone.Obrigado: Aguardo resposta.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>